sábado, 16 de maio de 2015

Sobre o autor...

BIOGRAFIA DE WALCYR CARRASCO

Escritor, roteirista e dramaturgo, Walcyr Carrasco estreou como autor de novela com o folhetim "Cortina de Vidro", no SBT, na década de 80. Entre 1990 e 1991, escreveu três minisséries para a Rede Manchete. Na emissora, escreveu ainda a novela "Xica da Silva" com Mário Teixeira, em 1996, após uma rápida passagem pela Globo.
Voltou para a Globo em 2000 escrevendo a novela "O Cravo e a Rosa", grande sucesso no horário das 18h. Em 2001, ele escreve "A Padroeira", na mesma faixa de horário, no ano seguinte assume a novela "Esperança", de Benedito Rui Barbosa, no capítulo 149, e em 2003 escreve "Chocolate com Pimenta".
Em 2005, o novelista foi responsável por outro grande sucesso no horário das 18h, "Alma Gêmea", uma reedição do clássico de Ivani Ribeiro. Depois vieram outros trabalhos de sucesso, como "O Profeta" (2006), "Sete Pecados" (2007), "Caras e Bocas" (2009), "Morde & Assopra" (2011). Em 2012, Walcyr foi responsável pelo remake da obra de Jorge Amado, "Gabriela", em homenagem ao centenário do escritor baiano. No elenco, Juliana Paes interpretou a personagem-título da minissérie.
É formado em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Por muitos anos, trabalhou como jornalista nos principais órgãos de imprensa do país como: nas revistas "Veja" e "Isto É" e nos jornais "O Estado de São Paulo", "Folha de São Paulo" e "Diário Popular", e ao mesmo tempo em que iniciava a carreira de escritor para a revista infantil "Recreio".
Walcyr estreou como autor no teatro com a peça "Batom", em 1995, e também escreveu seu primeiro livro aos 28 anos, "Quando Meu Irmãozinho Nasceu". Depois vieram outros, entre eles "Vida de Droga", "O Menino Narigudo", "Meus Dois Pais", "Pituxa, a Vira-Lata" e "A Ararinha do Bico Torto".
O sucesso e o reconhecimento da carreira de Walcyr lhe rendeu a cadeira número 14 na Academia Paulista de Letras.
                          
                           http://www.purepeople.com.br/famosos/walcyr-carrasco_p2949

imagens do livro.



Personagens

Raquel: Amiga de Nelson.
Nelson: Personagem principal do livro que contrai o vírus da AIDS.
Marcelo: Aproxíma-se de Raquel por causa da doença de Nelson.
Joca: Se sensibiliza com a doença de Nelson por ter sofrido com ela dentro de casa.
Dona Mariana: Mãe de Nelson.
Dona Berta: Avó de Nelson.
Cíntia: A fofoqueira da escola.

Resumo do livro "A Corrente da Vida".

O livro "A Corrente da Vida" de Walcyr Carrasco conta a história de dois amigos que venceram as barreiras do precoceito e conseguiram formar uma única corrente, a corrente da solidariedade.
Raquel descobre que seu amigo está doente. Ele tem AIDS. Ela amadurece muito cedo por assumir a responsabilidade de ser um suporte para seu amigo e familiares neste momento tão difícl.
Nelson contrai a doença por falta de informação e prevenção, mas mantém isso em segredo até que uma fofoqueira da escola descobre e espalha a informação trazendo mais uma dificulculdade a ser enfrentada que é o preconceito de maioria dos alunos, seus pais e alguns professores.
A sina de Raquel é encarar principalmente o medo que seus pais tinham de que ela também contraísse a doença por estar em constante contato com seu amigo. Diante do desconhecimento do assunto foi criado espaço de formação sobre a doença para que todos pudessem saber como se pega e como não se pega o vírus da AIDS, Raquel conseguiu também organizar pedágios com outros alunos para ajudar na compra de remédios para Nel.
 O que nos é apresentado neste livro é a força do amor que supera todos os obstáculos quando nos decidimos por ele.